quinta-feira, novembro 11, 2010

É proibido executar este programa

Veja como impedir que um determinado software seja executado no sistema operacional Windows 7.

Se você é pai ou mãe de um pequeno usuário e quer impedir que ele execute um determinado programa no Windows 7, um caminho é editar o Registro do Windows.

Acione botão Windows + R e digite regedit, para abrir o Editor do Registro.

Navegue até a pasta
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer

Agora, clique na divisão direita da janela com o botão direito e acione
Novo > Valor DWORD

Renomeie esse item para DisallowRun.

Em seguida, dê um duplo clique no item e, na janela que se abre, mude o valor para 1 e dê OK.

Clique com o botão direito na subpasta Explorer e, no menu, escolha
Novo > Chave

Dê a essa chave o mesmo nome: DisallowRun.

Outra vez, clique com o botão direito no outro lado da janela e acione
Novo > Valor da Sequência.

Digamos que você queira barrar o programa BitTorrent. Dê um duplo clique no valor e, na caixa Dados do Valor, digite o nome do executável: bittorrent.exe.

Para fazer o teste, reinicie o sistema e tente rodar o programa.

Atenção: esta dica envolve editar o Registro do Windows.

Cuidado: um erro nessa operação pode tornar seu sistema imprestável. Por isso, só mexa no registro se você se sente seguro para realizar essa operação.

Software livre gerará economia de R$ 500 milhões

A utilização do software llvre por empresas do governo federal deve gerar até o fim deste ano uma economia aos cofres públicos de R$ 500 milhões.

“São recursos que deixaram de ser gastos em compra de licenças de softwares proprietários desde a adoção do programa em 2003”, disse à Agência Brasil Djalma Valois, assessor da diretoria do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) da Casa Civil da Presidência da República.

Ele adiantou que em janeiro do próximo ano o governo vai realizar um novo levantamento para atualizar o total economizado, mas acredita que será muito próximo ao valor projetado.

Durante a sétima edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2010 – que reúne em Foz do Iguaçu até amanhã (12) cerca de 2,3 mil participantes -, será apresentada uma das iniciativas do governo no setor, os cursos realizados pelo Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC), do ITI, que oferecem quase 400 mil vagas para empresas.

"Atualmente estão matriculados 77.247 alunos de 8.475 empresas, de 2.340 municípios brasileiros”, informou Valois. Segundo o assessor, na conferência será mostrado o processo de formação do CDTC e os atuais acordos com países da America Latina, que têm como objetivo repassar a experiência do Brasil para os demais países do Mercosul.

terça-feira, novembro 09, 2010

Mafia

A empresa sueca Illusion Softworks ingressou na dura missão de recriar a vida de um mafioso de uma maneira extremamente cinematográfica e com enorme cuidado na reprodução histórica do ambiente. O resultado é "Mafia", o novo jogo que a Greenleaf traz ao Brasil com legendas em português.

GTA: Lost Heaven?

Quem estava esperando uma alternativa para "Grand Theft Auto" pode ficar decepcionado: a estrutura do jogo é radicalmente diferente. Ao invés de oferecer uma enorme liberdade e muitos segredos e opções, "Mafia" conta a história de Tommy Angelo, um taxista que acaba se envolvendo acidentalmente com a máfia da família Salieri.

O game alterna uma trama totalmente linear de missões repletas de ação com seqüências não-interativas de qualidade cinematográfica, tecendo um enredo que consegue mergulhar o jogador na vida de Tommy. A narrativa é uma das melhores já vistas em um jogo para PC, dependendo em grande parte de personagens fortes e cenas dirigidas com linguagem tomada diretamente dos filmes clássicos de Hollywood.

Vamos festejar como se fosse 1929...

Um dos pontos fortes do jogo é a recriação do ambiente. A cidade fictícia de Lost Heaven é uma grande cidade americana da década de 30, com centro comercial, um bairro italiano, uma zona industrial, um subúrbio... Lost Heaven tem vida própria, e está cheia de pedestres e motoristas - e principalmente uma grande biblioteca de carros - que ajudam a recriar o clima da época. A trilha sonora mistura músicas típicas com canções dramáticas orquestradas para as partes não-interativas.

Em qualquer momento do jogo, Tommy tem uma missão com um objetivo específico e, às vezes, tempo limitado para cumpri-lo. O protagonista irá recolher dinheiro de proteção, escoltar pessoas, enfrentar a família rival... os exemplos são muitos. A grande maioria delas envolve dirigir até um local, enfrentar inimigos e voltar à salvo ao Bar dos Salieri.

Tommy aprende gradativamente como arrombar cada um dos tipos de carro da cidade, aumentando sua biblioteca de automóveis: cada um deles tem um visual e controle único, adicionando realismo à experiência. Uma boa parte do game será perdida dirigindo de um lugar para outro. Infelizmente, é preciso dirigir cuidadosamente (leia-se: respeitando as leis de trânsito), o que pode deixar o ritmo do jogo um pouco lento. A simulação da direção é mais realista do que em "Grand Theft Auto 3"... aliás, bem mais conservadora também: nada de realizar enormes saltos, capotagens e outras loucuras... grande parte dos veículos tem dificuldade de subir ladeiras! Felizmente, a empresa garantiu que os automóveis demonstrassem danos não apenas mostrando amassos, vidros quebrados pneus furados, mas também criando um impacto na forma como eles dirigem.

A parte de tiro do jogo é extremamente competente, e talvez até exageradamente realista. Tommy conta com munição bem limitada e não encontra power-ups espalhados pelas ruas: mais munição precisa ser tirada dos inimigos mortos. Os controles do herói são simples e bastante funcionais. Mas o verdadeiro destaque está nas próprias missões: seja invadindo um hotel para resgatar um amigo ou invadir uma pista de corridas para roubar um carro, o jogo é repleto de surpresas e situações montadas de maneira dramática e diverta (com um grau de dificuldade desafiador, mas sem ser frustrante).

Do you read me?

A tradução da Greenleaf merece um comentário: ela ajuda na hora de entender os muitos diálogos do jogo, mas faz disso sua ÚNICA preocupação: qualquer coisa escrita não recebe tradução, como a citação bíblica no começo do jogo. A tradução traz alguns erros de digitação, assim como alguns erros de tradução (Tommy Gun é metralhadora em inglês, mas o jogo traduz como se fosse a arma do protagonista). Infelizmente, o esforço da empresa deixa um pouco a desejar - uma localização efetiva deveria trazer no manual explicações sobre a sinalização e leis de trânsito utilizadas no game - que diferem das brasileiras atuais.

O game oferece algumas opções periféricas interessantes: além do jogo tradicional, no decorrer da aventura você vai liberando novos carros e uma modalidade sem policiais para dirigir livremente pela cidade. Isso e uma opção de visualizar em detalhe e com informações adicionais cada um dos carros do jogo completa o pacote e oferece um bom bônus para quem já completou a trama original.

Invictus

Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.

Info:
Título: Invictus
Titulo Original: Invictus
Duração: 134 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Direção: Clin Eastwood
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Patrick Mofokeng


quarta-feira, outubro 06, 2010

O que é aquilo?

E-waste

No final do mês passado, o estudante Carlos André trocou de celular – uma atividade banal para milhares de brasileiros todos os anos. E com o modelo novo na mão, ele não teve dúvidas: jogou o velho no lixo. E qual é o problema disso? Isoladamente, é uma gota no oceano. O problema é o tamanho e a toxidade que este oceano vem ganhando a cada dia que passa. No mundo, aproximadamente 1,5 bilhão de celulares são substituídos a cada ano. Resultado: a montanha de lixo eletrônico – ou e-waste – aumenta em 50 milhões de toneladas. Isso é descarte suficiente para carregar uma composição de vagões de trem capaz de abraçar o planeta na altura do Equador.

E-waste, que vem do termo em inglês electronic waste, é o nome dado aos resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos como televisores, celulares, computadores, geladeiras e outros dispositivos. Tais resíduos, que são muitas vezes descartados em lixões, constituem-se num sério problema para o meio ambiente.

Muitos grupos ambientalistas afirmam também que o processamento informal deste lixo causa sérios problemas a saúde e também a poluição. Alguns componentes eletrônicos, como os monitores CRTs, contém chumbo, cádmio, berílio e mercúrio. Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático e se queimados, poluem o ar. Além disso, causam doenças graves em catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões.

Maiores produtores mundiais de e-waste, Estados Unidos, Europa e Japão reciclam somente 30% do seu lixo eletrônico. O restante é exportado para nações pobres. Por que fazem isso? E por que aceitam que o fazem? A justificativa: o refugo estimularia a inclusão digital. A estratégia, na verdade, evita gastos com a reciclagem e ainda dribla a legislação ambiental do primeiro mundo.

Os principais destinos desta pilha inútil são a China, alguns países da África, a Índia e o Paquistão, que recebem cerca de 500 contêineres mensais. O Greenpeace diz que a desova ainda inclui outros destinatários, como Chile, Argentina e Brasil. Mas estes países não são somente receptores de lixo eletrônico. São também produtores.

Seguido do México e da China, o Brasil é o maior produtor per capita de resíduos eletrônicos entre os países emergentes, segundo recente estudo da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o estudo, nosso país descarta cerca de 96,8 mil toneladas métricas de computadores pessoais anualmente, volume inferior apenas ao da China, que atinge 300 mil toneladas. Mas, se analisarmos a quantidade de lixo gerada por pessoa, o Brasil está na liderança: é meio quilo de e-waste per capita em terras tropicais, contra 0,23 quilo na China e 0,1 quilo na Índia.

É claro que o tamanho da população dos dois países emergentes contribui para a estatística – já que a população da China e da Índia é bem maior do que a brasileira –, mas é evidente que políticas públicas precisam ser criadas sobre o tema rapidamente.

O mesmo estudo revela também que o Brasil é campeão na falta de dados e estudos sobre a situação da produção, reaproveitamento e reciclagem de eletrônicos. O que existe é a esperança de que, com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que responsabiliza todos os elos dessa corrente de connsumo, o país possa avançar na destinação do resíduo eletrônico.

Mas o que fazer então? Entre as soluções disponíveis, a reciclagem é a mais inteligente. E a recompensa é boa também. Há mais ouro em uma tonelada de PCs do que em 17 toneladas do minério. Mas, para extraí-lo, muita gente se intoxica e morre no processo.

O lixo eletrônico, pelo visto, é um tema que não dá para se esconder embaixo do tapete. É algo que, infelizmente, veio para ficar – ou não.

quinta-feira, setembro 30, 2010

Achado 1º Planeta Possivelmente Habitável

Astrônomos anunciaram a descoberta do primeiro planeta no qual existe a possibilidade para o desenvolvimento da vida.

Após 11 anos de análises do Observatório W. M. Keck, no Havaí, um dos maiores telescópios ópticos do mundo, uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia e do Instituto Carnegie de Washington anunciou a descoberta de dois novos corpos ao redor da estrelas, sendo um deles na chamada “zona habitável”. 

O Gliese 581g é um exoplaneta, assim chamado porque orbita uma estrela que não o nosso Sol.

Sua órbita tem pouco menos de 37 dias e sua massa é de três ou quatro Terras, o que indica se tratar de um planeta rochoso, com gravidade o suficiente para que as coisas fiquem na atmosfera. Seu diâmetro é de 1,2 a 1,4 vezes o do nosso planeta.

A distância do exoplaneta para seu sol permite a existência da água em estado líquido na superfície. Se confirmada, essa descoberta faria do Gliese 581g o local mais parecido com a Terra já encontrado e o caso mais forte de local potencialmente habitável.

Vale dizer que, para os astrônomos, “potencialmente habitável” é um local que pode ter vida, e não necessariamente um no qual humanos sobreviveriam. A “habitabilidade” depende de muitos fatores, mas ter água liquida e uma atmosfera estão entre os principais.

Dias e noites eternos

Os dois novos exoplanetas descobertos orbitam uma estrela anã-vermelha a apenas 20 anos-luz da Terra, na constelação de Libra, chamada, justamente, Gliese 581. No total, agora são seis os planetas conhecidos ao redor do astro – todos com órbitas quase circulares.

Dois de seus planetas estão na chamada “borda” da zona habitável. O planeta “c”, pendendo para o lado quente (próximo demais à estrela), e o planeta “d’, do lado frio (longe demais do astro). Alguns astrônomos acham que este último poderia ser habitável, pois tem uma atmosfera espessa com efeito estufa suficiente para aquecê-lo. O recém descoberto planeta g, no entanto, está bem no meio dessa zona habitável.

No entanto, ele tem uma característica curiosa: sua orbita presa á da estrela. Assim, um lado do Gliese 581g está sempre voltado para seu sol, enquanto o outro está sempre no escuro. A zona mais habitável do exoplaneta seria exatamente a linha do meio, entre o dia e a noite.

A pesquisa foi patrocinada pela NASA e pela National Science Foundation.

terça-feira, setembro 28, 2010

Melô da Eleição

Vejam essa! É ótima...




Vamos votar direito, hein?...

sexta-feira, setembro 24, 2010

Caso 39

Emily Jenkins (Renée Zellweger) é uma dedicada assistente social que está diante do caso 39, referente à garota Lilith Sullivan (Jodelle Ferland). Os pais de Lilith tentam feri-la, o que faz com que Emily intervenha. Encantada com a garota, Emily oferece que more com ela até que seja encontrada uma família adotiva. Só que há um mistério por trás da garota, já que todos que se aproximam dela aparentam enlouquecer.

Info:
Título: Caso 39
Título Original: Case 39
Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Direção: Christian Alvart
Elenco:  Renée Zellweger, Jodelle Ferland, Ian McShane, Bradley Cooper


Dragon Age: Origins

A produtora BioWare é conhecida por seus premiados RPGs de ficção científica, como o clássico "Knights of the Old Republic" ou o mais recente "Mass Effect". "Dragon Age: Origins" carrega o DNA da produtora, mas passa longe de viagens espaciais, teoremas de física quântica ou mesmo sabres de luz.

O novo lançamento da BioWare investe no reino da fantasia medieval, um território perigoso, consagrado pelo cinema, literatura, RPGs de lápis e papel e mesmo por games como "Baldur's Gate II", um grande sucesso da própria BioWare nos anos 90. A influência desse jogo no desenvolvimento de "Dragon Age: Origins" é tamanha que seus criadores admitem abertamente: "'Origins' é o sucessor de 'Baldur's Gate II'".

Diferente do antepassado, "Dragon Age" não segue fielmente o sistema de regras dos livros "Dungeons & Dragons", mas adapta os conceitos clássicos para gerar sistemas de combate, magia e evolução de personagens apropriados para os dias atuais.

Épico de espada e magia

A trama básica envolve uma guerra entre a ordem de cavaleiros Grey Wardens e os malignos Darkspawns, uma ameaça capaz de unir humanos, elfos e anões na luta pela sobrevivência. Dependendo do personagem criado pelo jogador, há uma aventura inicial diferente e o passado e as escolhas do jogador influenciam os eventos seguintes.

O mundo criado pela BioWare para "Dragon Age: Origins" é vasto, complexo e verossímil, com criaturas fantásticas e, ainda assim, realistas, que convencem o jogador de sua presença e do perigo que representam. O mesmo vale para os cenários, que remontam épocas mais antigas, com camadas de cidade sobrepostas umas as outras. Cada ruína, floresta e masmorra conta uma história visual com uma riqueza de detalhes digna das obras de J.R.R. Tolkien. A trilha sonora é envolvente, e junto do excelente trabalho de dublagem, completa a experiência.

A aventura de "Dragon Age" começa na criação do personagem, com a escolha de sua raça: humano, elfo ou anão; a classe básica: guerreiro, mago ou ladrão; e sua origem. Também se deve distribuir pontos em atributos, habilidades e talentos. Conforme o personagem evolui, essas características são aprimoradas e também há novos armamentos, armaduras e outros itens, como poções, armadilhas, venenos, entre outros.

O sistema de combate privilegia a tática em detrimento de simplesmente correr para cima dos inimigos sacudindo a espada. É possível pausar a ação durante o combate para distribuir ordens para o grupo de aventureiros, determinando assim quais poderes utilizar, que inimigo atacar ou para onde o arqueiro deve correr, por exemplo.

Em "Dragon Age: Origins", desníveis de terreno fazem diferença, assim como o tipo de arma que o personagem está usando - atacar com um arco quando o inimigo está cara a cara com você não é uma boa idéia, exceto depois de alguns níveis, quando, com o talento certo, o jogador se sentirá tão habilidoso o próprio Legolas, o famoso elfo de "Senhor dos Anéis".

A câmera pode ser ajustada para diferentes ângulos, o que é muito útil nos combates, para determinar a posição do grupo e dos inimigos. Trocar de personagem e utilizar itens de cura, mesmo na barra de acesso rápido, nem sempre é fácil e alguns heróis podem tombar no campo de batalha. Contando que um membro do grupo sobreviva, os demais se levantam para lutar novamente, ao fim do combate, mas não sem seqüelas, que vem na forma de penalidades em atributos e devem ser tratadas nas cidades.

A adaptação do jogo para os consoles PS3 e Xbox 360 é muito bem feita, com pequenas diferenças em relação à versão para computador. O sistema de controle desenvolvido pela BioWare consegue burlar a limitação imposta pelos joystiqs e durante o jogo, a câmera fica mais próxima dos heróis, como em "Mass Effect". Porém, é preciso admitir, "Dragon Age: Origins" pede por um PC. A experiência de jogo foi pensada para o uso do mouse e teclado.

Para manter o frescor da aventura por mais tempo, a BioWare incluiu em "Dragon Age: Origins" itens, personagens e missões adicionais para download.


quinta-feira, setembro 16, 2010

Soberano...

Único hexa-campeão do país do futebol. Tricampeão da Libertadores. Três vezes o melhor time do mundo. O hino já apontava, o presente confirma: dentre os grandes, és o primeiro. O São Paulo não chegou aos píncaros da glória sozinho. De 1977 a 2008, mudaram os jogadores, dirigentes e técnicos. Ficou o pilar da força tricolor: sua torcida. Os filhos que começavam a ir ao Morumbi naquele primeiro e longínquo título hoje são os pais que levam os filhos. Sempre com a mesma voz, a mesma torcida, um só grito e destino: “vamos, São Paulo, vamos ser campeões”. Eles foram. São. E continuarão sendo.

SOBERANO – SEIS VEZES SÃO PAULO é um documentário longa-metragem que revive a trajetória dos seis títulos nacionais de um ponto de vista muito especial: o do torcedor. Feito por uma equipe de tricolores apaixonados, o filme levará aos cinemas do Brasil as imagens inesquecíveis e aquelas que jamais foram vistas; os depoimentos reveladores dos craques que conduziram o time às suas conquistas e as histórias impagáveis da torcida que não pára de crescer. Feito por, para e com são-paulinos, SOBERANO não quer apenas contar uma história, mas reviver nas telas a glória e felicidade sublimes de todos aqueles que vivem com o time mais vencedor de todos os tempos.


terça-feira, setembro 14, 2010

Dia Portable

"Programa que permite montar diagramas em geral com uma série de objetos e recursos."

O Dia Portable é uma ferramenta baseada no Microsoft Visio, com a qual você poderá compor layouts, fluxogramas, organogramas e diagramas em geral, contando também com objetos para modelagem UML e de sistemas Estruturados. Este programa pode ser utilizado tanto em seu computador como a partir de um pendrive.

Este programa auxilia os analistas e desenvolvedores de sistemas na criação e integração dos diagramas de dados da UML com a lógica. Com ele é possível especificar recursos, transações, trocas de comunicação, plano de custos com tempo, esforço, entre outras. Além disto, além de modelagem de negócio voltada para informática, também é possível montar diversos tipos de diagramas.

Interface e objetos

A interface é disposta de forma que no centro está o espaço para o projeto, acima estão os menus e opções e à esquerda encontram-se as ferramentas para modelagem. Ainda com relação a estas ferramentas, elas estão dispostas em dois grupos. O mais acima possui formas geométricas, textos, setas e opções de linha para ligação. Logo abaixo estão os objetos de um diagrama conforme categoria.

Basicamente estas categorias são quatro: variados, fluxograma, UML e outras folhas. Esta última categoria contém 35 grupos de objetos, constando entre eles alguns relacionados à cibernética, luzes, peças de quebra cabeça, hidráulicos, banco de dados, UML, BPMN, cisco, entre muitos outros. Desta forma, é muito pouco provável que você não venha a encontrar o desenho que precisa para seu diagrama.

Utilizando o programa

Para utilizá-lo é simples, basta abrir um novo projeto e começar a desenhar seus diagramas. Para inserir novos objetos, primeiro escolha uma categoria na caixa de opções no lado esquerdo da tela. Feito isto, escolha as formas que deseja inserir em seu projeto e para adicioná-las basta clicar sobre a figura com o mouse e arrastá-la até o quadro (ou clicar sobre a figura e sobre o quadro).

À medida que uma figura vai sendo posicionada na tela, você pode observar seu enquadramento correto por meio do fundo quadriculado e das réguas horizontais e verticais dispostas para tal função. Se após inserir a figura houver algum problema, para apagá-la basta selecionar e utilizar o delete do teclado.

Na barra de ferramentas situada na borda superior do programa estão disponíveis diversos tipos de opções para ajudar em seu desenho, como opções de criação de camadas, exibição de grade, posicionamento, métodos de entrada, seleção, gravação de seu diagrama, entre outras.


BrOffice - versão 3.2

Galera,

Estou colocando o link para download da última versão do BrOffice. É gratuito! Podem baixar.


Abraços...


BrOffice 3.2.1 - Baixe aqui!

quinta-feira, setembro 09, 2010

Ilha do Medo

1954. Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) investiga o desaparecimento de um paciente no Shutter Island Ashecliffe Hospital, em Boston. No local, ele descobre que os médicos realizam experiências radicais com os pacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos. Teddy tenta buscar mais informações, mas enfrenta a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que possam permitir que o caso seja aberto. Quando um furacão deixa a ilha sem comunicação, diversos prisioneiros conseguem escapar e tornam a situação ainda mais perigosa.

Info:
Título: Ilha do Medo
Título Original: Shutter Island
Duração: 148 minutos
Ano de Lançamento: 2010
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley

segunda-feira, agosto 30, 2010

Soluto

O Soluto é um freeware que responde a uma grande dúvida dos usuários do Windows: por que o sistema operacional é lento para inicializar?

Não só isso. Ele também é capaz de deixar mais rápida a inicialização.

E o software não faz feio e executa as duas tarefas com elegância e precisão. Basicamente, por causa de seu sistema de análise e da interface simples e intuitiva.

Assim que é instalado, ele reinicia o Windows e começa uma análise minuciosa para medir o tempo que o sistema demora para ficar pronto para uso. No momento que faz a varredura, o Soluto mostra um contador na parte inferior esquerda do desktop (logo acima do menu Iniciar do Windows), que informa o tempo de inicialização.

Feito isso, o programa abre uma janela com três gráficos. O primeiro, na cor verde e chamado de No-Brainer, apresenta os programas desnecessários que podem ser removidos do boot. No segundo gráfico, na cor laranja e chamado de Potentially Removable, o usuário tem acesso a uma lista de aplicativos que podem ser removidos caso não tenha nenhuma implicação no uso do sistema operacional. O terceiro gráfico é cinza, denominado Required. Ele informa ao usuário os programas que, de maneira alguma, podem ser removidos do boot.

Mas o software não para o trabalho por aí. Para cada um dos programas indicados nos gráficos, o Soluto informa ao usuário o tempo que ele consome na inicialização do sistema. Além disso, oferece três boas ferramentas: uma para pausar o software na inicialização, outra para inicializar o software depois que o micro está totalmente ligado (chamada de Delay). A terceira mostra um gráfico sobre as decisões que os outros internautas tomaram em relação ao programa.

Um recurso interessante é o quarto gráfico, na cor azul. Ele tem a missão de informar ao usuário o tempo ganho na inicialização a cada programa pausado ou colocado em Delay.

O Soluto, vale dizer, só funciona em máquinas conectadas na internet. Tem um motivo. Ele se baseia nas experiências dos outros usuários do programa para sugerir o que pode ser desativado na inicialização do Windows.

Matrix

Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

Info:
Título: Matrix
Título Original: The Matrix
Duração: 136 minutos
Ano de Lançamento: 1999
Direção: Andy Wachowski, Larry Wachowski
Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving

quinta-feira, agosto 26, 2010

Filmes em 3D para YouTube

Veja como fazer seus próprios filmes em três dimensões para o YouTube e impressione sua audiência.

Sem estardalhaço, o pessoal do YouTube vem testando o recurso de publicação de filmes em 3D desde o ano passado. O esquema funciona com o upload de um único vídeo que ganha versões para ser visto em três dimensões por meio de várias técnicas — desde os velhos óculos coloridos até os sistemas mais atuais. Para embarcar nessa, basta usar alguns programas e duas webcams. Elas devem ser iguais ou terem a mesma distância focal, para que simulem bem os olhos do expectador. No tutorial a seguir, confira como capturar, montar e enviar o vídeo ao YouTube, no padrão exigido para ser visto em 3D. Você precisará dos seguintes programas: WebcamXP, K-Lite Codec Pack, AVISynth, o VirtualDub e o HeavyMath Cam 3D.

1. Gravação dupla
Para as gravações, use duas câmeras comuns. Com ambas alinhadas, você gravará simultaneamente dois vídeos. Para tanto, será necessário a ajuda do WebcamXP, que tem suporte para lidar com duas webcams. No programa, clique com o botão direito nos quadrados em Source Selection, escolha PCI/USB WDM Driver e, no menu que aparece, selecione o hardware. Repita o procedimento no outro quadrado, com a outra webcam. Depois, para gravar, acesse Security > Digital Video Recording. Marque as duas webcams em Enabled Sources e clique em Activate para começar a gravação. Os arquivos AVI resultantes estarão na pasta DVR do WebcamXP.

2. Ajustes finos
Se o efeito 3D não ficar legal, você precisará ajustar as webcams, de forma que elas fiquem alinhadas como os olhos de uma pessoa. Para isso, uma saída prática é usar o HeavyMath Cam 3D aliado a óculos com lentes nas cores vermelho e ciano. Ele tem limitações na gravação em sua versão de testes, mas só precisamos da visualização para ajustar as webcams. Rode o software e, na seção Record From (na parte inferior da janela), escolha as webcams correspondentes aos olhos esquerdo e direito. Com isso, é mostrado um resultado 3D em tempo real. Use os óculos com lentes coloridas para orientar a posição e a distância das câmeras, de forma a obter o melhor efeito. Depois de descobrir a posição certa das webcams, repita a gravação e siga para o próximo passo.

3. Vídeos lado a lado
Com os arquivos dos dois vídeos gravados, é hora de posicioná-los. Essa tarefa será feita pelo plug-in AVISynth. Ele não tem interface gráfica, por isso você terá de usar o Bloco de Notas do Windows e digitar as coordenadas de posicionamento do conteúdo: a=AviSource(“C:\direito.avi”) b=AviSource(“C:\esquerdo.avi”) StackHorizontal(FlipVertical(a), FlipVertical(b))
Substitua os nomes de arquivo acima pelos gravados no WebcamXP, com o primeiro sendo a webcam à direita, que é o padrão exigido pelo YouTube. Acesse Arquivo > Salvar Como e dê um nome com a extensão AVS (por exemplo, meuvideo3D.avs).

4. Preparação para o upload
Rode o editor VirtualDub, certificando-se de ter instalado o K-Lite Codec Pack, já que transformaremos o vídeo capturado para o padrão Xvid, a fim de diminuir seu tamanho. Acesse File > Open Video File e escolha o arquivo AVS gravado. Acesse Video > Compression e clique na opção Xvid MPEG4 Codec. Confirme se, no menu Video, a opção Full Processing Mode está selecionada. Acesse File > Save As AVI e escolha um nome para o vídeo final. O vídeo será convertido e ficará pronto para o YouTube.

5. Hora de publicar
Acesse o YouTube com sua conta de usuário e clique no link Enviar Vídeos. Enquanto o vídeo vai para o site, preencha um nome e uma descrição para ele e, no campo Palavras-Chave, digite yt3d:enable=true, como uma das tags. Se quiser, adicione mais tags para classificar o vídeo, sempre separando as palavras por vírgula. Clique em Salvar Alterações e, após o upload, o vídeo estará no ar.

6. Teste do seu 3D
No YouTube, faça login e clique em Meus Vídeos. Acesse o vídeo enviado e note que surge uma mensagem, indicando que os controles ainda não estão disponíveis na página normal de exibição de vídeo. Clique no link mostrado no aviso para passar à página de canal e escolha a forma de visualização 3D a ser utilizada. Há seis opções, que englobam os principais métodos.
Assista a um vídeo gravado pelo INFOLAB, seguindo este tutorial, clicando aqui!

CRIE SEUS PRÓPRIOS ÓCULOS
Para testar seus vídeos 3D no YouTube é preciso de óculos 3D. Você mesmo pode fabricá-los gastando pouco ou nada. Basta usar um par de óculos sem grau e colar celofane vermelho na lente esquerda e azul na direita. Também funciona pintar suas lentes com canetas hidrocor. O site da INFO tem um modelo de armação em papel. Para acessá-lo, clique aqui!

Puzzle

Pra você pensar...

Quando depois de amanhã for ontem, hoje está tão distante de domingo como hoje esteve de domingo quando anteontem era amanhã. Que dia é hoje?

Resposta nos comentários...

terça-feira, agosto 24, 2010

Bioshock

Bioshock é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido especialmente para Xbox 360, PlayStation 3 e PC a partir de uma versão otimizada da Unreal Engine 3, o que garante belos gráficos e efeitos de luz e física surpreendentes. A Irrational Games, mesma de System Shock 2, é responsável pelo sucessor espiritual deste último, através da utilização de elementos de terror, suspense em um cenário irreal e amedrontador.

O apelo estético e a premissa da história são outros fatores que contribuem para conservar a essência sombria de Bioshock. O enredo se passa na cidade submarina Rapture, um complexo tecnológico que abrigava as mentes mais brilhantes de seu tempo. O período em que foi criado é a desolada década de 40 que, como sabemos, estava em meio a guerras, ascensão de regimes totalitaristas e uso de armas atômicas.

Não é de se espantar que tais cientistas tenham feito um local utópico que mantivesse toda a estética dos Estados Unidos da época junto a todas as facilidades tecnológicas possíveis: jukeboxes, bares com néon e cartazes de pin-ups, tudo sob as regras da art déco. Entretanto, o problema começa quando drogas que alteram o material genético das pessoas são incluídas nesta, até então, sociedade perfeita. Inicia-se, portanto, a queda e ruptura deste sonho.

O protagonista inicia sua aventura tentando sair deste local prestes a ruir. Inúmeras rachaduras e vazamentos nos vidros, que separam a cidade da pressão do oceano, fazem o jogador constamente lembrar do perigo iminente da submersão. Não bastando isso, existem inúmeras criaturas grotescas, sanguinolentas e hostis,subprodutos de repetidas alterações genéticas, sempre prestes a atacar a tudo e a todos.

Essa violência também está presente nos gráficos, que apresentam sangue realista, vísceras à mostra, além de incluir elementos controversos, tais como incluir uma menina sob a mira do jogador. A possibilidade de se modificar armas e do protagonista usufruir dos superpoderes dessas produtos de alteração genética completam as características mais marcantes de Bioshock.


Pegadas na Areia

Uma noite eu tive um sonho...

Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através do céu, passavam cenas da minha vida.

Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.

Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras e perguntei então ao Senhor:

- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.

O Senhor me respondeu:

- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.

sexta-feira, agosto 20, 2010

Técnico em Informática

Um Sonho de Liberdade

Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.

Info:
Título: Um Sonho de Liberdade
Título original: The Shawshank Redemption
Duração: 142 minutos
Ano de Lançamento: 1994
Direção: Frank Darabont
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton

quinta-feira, agosto 19, 2010

Realidade Virtual

Realidade Virtual é uma interface avançada para aplicações computacionais, onde o usuário pode navegar e interagir, em tempo real, em um ambiente tridimensional gerado por computador, usando dispositivos multisensoriais.

Realidade Virtual, ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário. Além da compreensão da RV como simulação da realidade através da tecnologia, a RV também se estende a uma apreensão de um universo não real, um universo de ícones e símbolos, mas permeando em um processo de significação o espectador desse falso universo o fornece créditos de um universo real. Em suma, uma realidade ficcional, contudo através de relações intelectuais, a compreendemos como sendo muito próxima do universo real que conhecemos.


Do YouTube para o formato desejado

Programa baixa e converte vídeos de serviços como YouTube e Vimeo para o formato que você quer.

Programas para baixar vídeos do YouTube não faltam, mas vale a pena dar uma chance ao DamnVid. De uma só tacada, ele baixa e converte os vídeos que, por padrão, sempre estão em Flash para o formato que você escolher.

Basta copiar a URL de uma página do YouTube aberta no navegador para que o vídeo seja capturado pelo DamnVid. No programa, clique com o botão direito no novo item e selecione Encoding Profile, para ver a lista de formatos aceitos. O DamnVid também trabalha com vários outros portais, como o Google Video e o Vimeo.

O DamnVid baixa e converte vídeos ao mesmo tempo. Logo, o vídeo é salvo já como você prefere, sem a necessidade de usar um conversor somente para isso.

quarta-feira, agosto 18, 2010

Tecla WIN

Sabe aquela tecla com o logotipo do Windows, que fica entre o CTRL e o ALT? Pois ela serve para bem mais do que simplesmente abrir o Menu Iniciar ao ser pressionada. Ela é uma ferramenta importante para navegar com mais agilidade pelo sistema operacional. Basta combiná-la a outras, e se torna possível ativar diversos atalhos para várias funções. Confira abaixo alguns atalhos bastante úteis nos quais se usa a tecla WIN:

Win+E -- Abrir o Windows Explorer

Win+D -- Minimizar todas as janelas e levar à Área de Trabalho. Caso todas já estejam minimizadas, o atalho abre todas as janelas novamente.

Win+F -- Abrir a ferramente de pesquisa do Windows

Win+L -- Trava o computador

Win+M -- Minimizar todas as janelas

Win+Shift+M -- Maximizar janelas que foram minimizadas com o Win+M

Win+R -- Abrir a ferremanta Executar

Win+F1 -- Abrir Ajuda do Windows

Win+Pause/Break -- Abrir Propriedades do Sistema

Win+Tab -- Navega entre as janelas abertas - Flip 3D (somente Windows Vista e Windows 7)

Win+B -- Deixar ativo o primeiro aplicativo da barra de sistema

Win+U -- Abrir Central de Facilidade de Acesso

Barra de Tarefas do Windows 7

Veja como remover ou acrescentar atalhos de acesso a programas na barra de tarefas do novo sistema Windows 7.

Por padrão, o Internet Explorer mantém-se como um ícone permanente na barra de tarefas do Windows 7. Mas se você é fã do Firefox, do Opera ou do Chrome e nem dá bola para o navegador da Microsoft, pode se incomodar com essa presença.

Para removê-lo dessa posição fixa, clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção Desafixar Este Programa da Barra de Tarefas. Para incluir seu browser preferido como item permanente, faça o processo contrário: com o programa aberto, clique em seu ícone na barra de tarefas com o botão direito do mouse e escolha Fixar Este Programa na Barra de Tarefas. O mesmo truque, evidentemente, serve para facilitar o acesso a qualquer programa de uso frequente.

Efeito Borboleta

Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém ao tentar consertar seus antigos problemas ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro.

Info:
Título: Efeito Borboleta
Título original: The Butterfly Effect
Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento: 2004
Direção: Eric Bress, J. Mackye Gruber
Elenco: Ashton Kutcher, Melora Walters, Amy Smart

sexta-feira, agosto 06, 2010

The Italian Man Who Went to Malta

Realidade Aumentada

Se você pensava que objetos pulando para fora da tela fossem coisa de filme de ficção científica, conheça a Realidade Aumentada.

É impossível que objetos reais interajam com objetos virtuais, ou vice-versa, certo? Errado! Dê as boas vindas a uma tecnologia que já começou a revolucionar a maneira como o ser humano interage com as máquinas (e as máquinas com o ser humano): a Realidade Aumentada, ou (RA). Não se preocupe: ainda estamos longe de acontecimentos como os ilustrados em filmes como Matrix e Exterminador do Futuro, se é que eles serão possíveis algum dia. No momento, as máquinas estão ganhando mais “personalidade”, mas isso só significa que elas estão cada vez mais cordiais e responsivas às ações humanas.

Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico. De uma forma simples, Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas. Seria uma extensão do 3D por assim dizer. 

Imagine que você tenha um livro qualquer em mãos, e seu computador diante de você com uma webcam e seu browser numa página qualquer indicada pelo livro. Quando você aproxima a webcam do livro, a página da web projeta o livro no computador e todo o conteúdo do livro salta vivo em 3D na sua frente, lhe ensinando a cozinhar, por exemplo, ou lhe ensinando inglês. Pegou a idéia? Não?

Vamos imaginar um exemplo: Você vai trocar o óleo do seu carro zero na concessionária. Você vai até o balcão, solicita o óculos 3D disponível para aquele modelo do seu carro e, ao utilizar o mesmo e olhar para o seu motor, toda a cena ilustrando a troca de óleo salta na sua frente, e você é virtualmente conduzido a realizar a troca do óleo com um assistente virtual. 

A Realidade Aumentada proporciona ao usuário uma interação segura, sem necessidade de treinamento, uma vez que ele pode trazer para o seu ambiente real objetos virtuais, incrementando e aumentando a visão que ele tem do mundo real. Isto é obtido, através de técnicas de visão computacional e de computação gráfica/realidade virtual, resultando na sobreposição de objetos virtuais com o mundo real.

Como funciona?

Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada:
1. Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;
2. Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;
3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.

O processo de formação do objeto virtual é o seguinte:
1. Coloca-se o objeto real em frente à câmera, para que ela capte a imagem e transmita ao equipamento que fará a interpretação.
2. A câmera “enxerga” o objeto e manda as imagens, em tempo real, para o software que gerará o objeto virtual.
3. O software já estará programado para retornar determinado objeto virtual, dependendo do objeto real que for mostrado à câmera.
4. O dispositivo de saída (que pode ser uma televisão ou monitor de computador) exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem uma coisa só.

Veja os vídeos abaixo e tirem suas próprias conclusões.







quinta-feira, agosto 05, 2010

A Vida ao Contrário...

A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deverí­amos morrer primeiro, nos livrar logo disso.

Daí­ viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí­ você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.

Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?

Charles Chaplin

Sherlock Holmes

Final do século XIX. Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) é um detetive conhecido por usar a lógica dedutiva e o método científico para decifrar os casos nos quais trabalha. O dr. John Watson (Jude Law) é seu fiel parceiro, que sempre o acompanhou em suas aventuras. Porém esta situação está prestes a mudar, já que Watson pretende se casar com Mary Morstan. Isto não agrada Holmes, que não deseja o afastamento do colega. O último caso da dupla envolve Lorde Blackwood (Mark Strong), por eles presos ao realizar um ritual macabro que previa o assassinato de uma jovem. Blackwood já havia matado quatro mulheres e tem fama junto a população de ser um poderoso feiticeiro. Ele é preso e depois condenado à forca, mas misteriosamente é visto deixando o túmulo onde seu caixão foi deixado. Holmes e Watson são chamados para solucionar o caso e logo ele se torna um grande desafio para o detetive, que não acredita em qualquer tipo de magia. Em meio às investigações há o retorno de Irene Adler (Rachel McAdams), uma ladra experiente por quem Holmes tem uma queda.

Info:
Título: Sherlock Holmes
Título original: Sherlock Holmes
Duração: 128 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Direção: Guy Ritchie
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong