segunda-feira, agosto 30, 2010

Soluto

O Soluto é um freeware que responde a uma grande dúvida dos usuários do Windows: por que o sistema operacional é lento para inicializar?

Não só isso. Ele também é capaz de deixar mais rápida a inicialização.

E o software não faz feio e executa as duas tarefas com elegância e precisão. Basicamente, por causa de seu sistema de análise e da interface simples e intuitiva.

Assim que é instalado, ele reinicia o Windows e começa uma análise minuciosa para medir o tempo que o sistema demora para ficar pronto para uso. No momento que faz a varredura, o Soluto mostra um contador na parte inferior esquerda do desktop (logo acima do menu Iniciar do Windows), que informa o tempo de inicialização.

Feito isso, o programa abre uma janela com três gráficos. O primeiro, na cor verde e chamado de No-Brainer, apresenta os programas desnecessários que podem ser removidos do boot. No segundo gráfico, na cor laranja e chamado de Potentially Removable, o usuário tem acesso a uma lista de aplicativos que podem ser removidos caso não tenha nenhuma implicação no uso do sistema operacional. O terceiro gráfico é cinza, denominado Required. Ele informa ao usuário os programas que, de maneira alguma, podem ser removidos do boot.

Mas o software não para o trabalho por aí. Para cada um dos programas indicados nos gráficos, o Soluto informa ao usuário o tempo que ele consome na inicialização do sistema. Além disso, oferece três boas ferramentas: uma para pausar o software na inicialização, outra para inicializar o software depois que o micro está totalmente ligado (chamada de Delay). A terceira mostra um gráfico sobre as decisões que os outros internautas tomaram em relação ao programa.

Um recurso interessante é o quarto gráfico, na cor azul. Ele tem a missão de informar ao usuário o tempo ganho na inicialização a cada programa pausado ou colocado em Delay.

O Soluto, vale dizer, só funciona em máquinas conectadas na internet. Tem um motivo. Ele se baseia nas experiências dos outros usuários do programa para sugerir o que pode ser desativado na inicialização do Windows.

Matrix

Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade.

Info:
Título: Matrix
Título Original: The Matrix
Duração: 136 minutos
Ano de Lançamento: 1999
Direção: Andy Wachowski, Larry Wachowski
Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving

quinta-feira, agosto 26, 2010

Filmes em 3D para YouTube

Veja como fazer seus próprios filmes em três dimensões para o YouTube e impressione sua audiência.

Sem estardalhaço, o pessoal do YouTube vem testando o recurso de publicação de filmes em 3D desde o ano passado. O esquema funciona com o upload de um único vídeo que ganha versões para ser visto em três dimensões por meio de várias técnicas — desde os velhos óculos coloridos até os sistemas mais atuais. Para embarcar nessa, basta usar alguns programas e duas webcams. Elas devem ser iguais ou terem a mesma distância focal, para que simulem bem os olhos do expectador. No tutorial a seguir, confira como capturar, montar e enviar o vídeo ao YouTube, no padrão exigido para ser visto em 3D. Você precisará dos seguintes programas: WebcamXP, K-Lite Codec Pack, AVISynth, o VirtualDub e o HeavyMath Cam 3D.

1. Gravação dupla
Para as gravações, use duas câmeras comuns. Com ambas alinhadas, você gravará simultaneamente dois vídeos. Para tanto, será necessário a ajuda do WebcamXP, que tem suporte para lidar com duas webcams. No programa, clique com o botão direito nos quadrados em Source Selection, escolha PCI/USB WDM Driver e, no menu que aparece, selecione o hardware. Repita o procedimento no outro quadrado, com a outra webcam. Depois, para gravar, acesse Security > Digital Video Recording. Marque as duas webcams em Enabled Sources e clique em Activate para começar a gravação. Os arquivos AVI resultantes estarão na pasta DVR do WebcamXP.

2. Ajustes finos
Se o efeito 3D não ficar legal, você precisará ajustar as webcams, de forma que elas fiquem alinhadas como os olhos de uma pessoa. Para isso, uma saída prática é usar o HeavyMath Cam 3D aliado a óculos com lentes nas cores vermelho e ciano. Ele tem limitações na gravação em sua versão de testes, mas só precisamos da visualização para ajustar as webcams. Rode o software e, na seção Record From (na parte inferior da janela), escolha as webcams correspondentes aos olhos esquerdo e direito. Com isso, é mostrado um resultado 3D em tempo real. Use os óculos com lentes coloridas para orientar a posição e a distância das câmeras, de forma a obter o melhor efeito. Depois de descobrir a posição certa das webcams, repita a gravação e siga para o próximo passo.

3. Vídeos lado a lado
Com os arquivos dos dois vídeos gravados, é hora de posicioná-los. Essa tarefa será feita pelo plug-in AVISynth. Ele não tem interface gráfica, por isso você terá de usar o Bloco de Notas do Windows e digitar as coordenadas de posicionamento do conteúdo: a=AviSource(“C:\direito.avi”) b=AviSource(“C:\esquerdo.avi”) StackHorizontal(FlipVertical(a), FlipVertical(b))
Substitua os nomes de arquivo acima pelos gravados no WebcamXP, com o primeiro sendo a webcam à direita, que é o padrão exigido pelo YouTube. Acesse Arquivo > Salvar Como e dê um nome com a extensão AVS (por exemplo, meuvideo3D.avs).

4. Preparação para o upload
Rode o editor VirtualDub, certificando-se de ter instalado o K-Lite Codec Pack, já que transformaremos o vídeo capturado para o padrão Xvid, a fim de diminuir seu tamanho. Acesse File > Open Video File e escolha o arquivo AVS gravado. Acesse Video > Compression e clique na opção Xvid MPEG4 Codec. Confirme se, no menu Video, a opção Full Processing Mode está selecionada. Acesse File > Save As AVI e escolha um nome para o vídeo final. O vídeo será convertido e ficará pronto para o YouTube.

5. Hora de publicar
Acesse o YouTube com sua conta de usuário e clique no link Enviar Vídeos. Enquanto o vídeo vai para o site, preencha um nome e uma descrição para ele e, no campo Palavras-Chave, digite yt3d:enable=true, como uma das tags. Se quiser, adicione mais tags para classificar o vídeo, sempre separando as palavras por vírgula. Clique em Salvar Alterações e, após o upload, o vídeo estará no ar.

6. Teste do seu 3D
No YouTube, faça login e clique em Meus Vídeos. Acesse o vídeo enviado e note que surge uma mensagem, indicando que os controles ainda não estão disponíveis na página normal de exibição de vídeo. Clique no link mostrado no aviso para passar à página de canal e escolha a forma de visualização 3D a ser utilizada. Há seis opções, que englobam os principais métodos.
Assista a um vídeo gravado pelo INFOLAB, seguindo este tutorial, clicando aqui!

CRIE SEUS PRÓPRIOS ÓCULOS
Para testar seus vídeos 3D no YouTube é preciso de óculos 3D. Você mesmo pode fabricá-los gastando pouco ou nada. Basta usar um par de óculos sem grau e colar celofane vermelho na lente esquerda e azul na direita. Também funciona pintar suas lentes com canetas hidrocor. O site da INFO tem um modelo de armação em papel. Para acessá-lo, clique aqui!

Puzzle

Pra você pensar...

Quando depois de amanhã for ontem, hoje está tão distante de domingo como hoje esteve de domingo quando anteontem era amanhã. Que dia é hoje?

Resposta nos comentários...

terça-feira, agosto 24, 2010

Bioshock

Bioshock é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido especialmente para Xbox 360, PlayStation 3 e PC a partir de uma versão otimizada da Unreal Engine 3, o que garante belos gráficos e efeitos de luz e física surpreendentes. A Irrational Games, mesma de System Shock 2, é responsável pelo sucessor espiritual deste último, através da utilização de elementos de terror, suspense em um cenário irreal e amedrontador.

O apelo estético e a premissa da história são outros fatores que contribuem para conservar a essência sombria de Bioshock. O enredo se passa na cidade submarina Rapture, um complexo tecnológico que abrigava as mentes mais brilhantes de seu tempo. O período em que foi criado é a desolada década de 40 que, como sabemos, estava em meio a guerras, ascensão de regimes totalitaristas e uso de armas atômicas.

Não é de se espantar que tais cientistas tenham feito um local utópico que mantivesse toda a estética dos Estados Unidos da época junto a todas as facilidades tecnológicas possíveis: jukeboxes, bares com néon e cartazes de pin-ups, tudo sob as regras da art déco. Entretanto, o problema começa quando drogas que alteram o material genético das pessoas são incluídas nesta, até então, sociedade perfeita. Inicia-se, portanto, a queda e ruptura deste sonho.

O protagonista inicia sua aventura tentando sair deste local prestes a ruir. Inúmeras rachaduras e vazamentos nos vidros, que separam a cidade da pressão do oceano, fazem o jogador constamente lembrar do perigo iminente da submersão. Não bastando isso, existem inúmeras criaturas grotescas, sanguinolentas e hostis,subprodutos de repetidas alterações genéticas, sempre prestes a atacar a tudo e a todos.

Essa violência também está presente nos gráficos, que apresentam sangue realista, vísceras à mostra, além de incluir elementos controversos, tais como incluir uma menina sob a mira do jogador. A possibilidade de se modificar armas e do protagonista usufruir dos superpoderes dessas produtos de alteração genética completam as características mais marcantes de Bioshock.


Pegadas na Areia

Uma noite eu tive um sonho...

Sonhei que estava andando na praia com o Senhor e através do céu, passavam cenas da minha vida.

Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era meu e o outro era do Senhor.

Quando a última cena passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia.

Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso me aborreceu deveras e perguntei então ao Senhor:

- Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.

O Senhor me respondeu:

- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas de provas e de sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.

sexta-feira, agosto 20, 2010

Técnico em Informática

Um Sonho de Liberdade

Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.

Info:
Título: Um Sonho de Liberdade
Título original: The Shawshank Redemption
Duração: 142 minutos
Ano de Lançamento: 1994
Direção: Frank Darabont
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton

quinta-feira, agosto 19, 2010

Realidade Virtual

Realidade Virtual é uma interface avançada para aplicações computacionais, onde o usuário pode navegar e interagir, em tempo real, em um ambiente tridimensional gerado por computador, usando dispositivos multisensoriais.

Realidade Virtual, ou ambiente virtual, é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário. Além da compreensão da RV como simulação da realidade através da tecnologia, a RV também se estende a uma apreensão de um universo não real, um universo de ícones e símbolos, mas permeando em um processo de significação o espectador desse falso universo o fornece créditos de um universo real. Em suma, uma realidade ficcional, contudo através de relações intelectuais, a compreendemos como sendo muito próxima do universo real que conhecemos.


Do YouTube para o formato desejado

Programa baixa e converte vídeos de serviços como YouTube e Vimeo para o formato que você quer.

Programas para baixar vídeos do YouTube não faltam, mas vale a pena dar uma chance ao DamnVid. De uma só tacada, ele baixa e converte os vídeos que, por padrão, sempre estão em Flash para o formato que você escolher.

Basta copiar a URL de uma página do YouTube aberta no navegador para que o vídeo seja capturado pelo DamnVid. No programa, clique com o botão direito no novo item e selecione Encoding Profile, para ver a lista de formatos aceitos. O DamnVid também trabalha com vários outros portais, como o Google Video e o Vimeo.

O DamnVid baixa e converte vídeos ao mesmo tempo. Logo, o vídeo é salvo já como você prefere, sem a necessidade de usar um conversor somente para isso.

quarta-feira, agosto 18, 2010

Tecla WIN

Sabe aquela tecla com o logotipo do Windows, que fica entre o CTRL e o ALT? Pois ela serve para bem mais do que simplesmente abrir o Menu Iniciar ao ser pressionada. Ela é uma ferramenta importante para navegar com mais agilidade pelo sistema operacional. Basta combiná-la a outras, e se torna possível ativar diversos atalhos para várias funções. Confira abaixo alguns atalhos bastante úteis nos quais se usa a tecla WIN:

Win+E -- Abrir o Windows Explorer

Win+D -- Minimizar todas as janelas e levar à Área de Trabalho. Caso todas já estejam minimizadas, o atalho abre todas as janelas novamente.

Win+F -- Abrir a ferramente de pesquisa do Windows

Win+L -- Trava o computador

Win+M -- Minimizar todas as janelas

Win+Shift+M -- Maximizar janelas que foram minimizadas com o Win+M

Win+R -- Abrir a ferremanta Executar

Win+F1 -- Abrir Ajuda do Windows

Win+Pause/Break -- Abrir Propriedades do Sistema

Win+Tab -- Navega entre as janelas abertas - Flip 3D (somente Windows Vista e Windows 7)

Win+B -- Deixar ativo o primeiro aplicativo da barra de sistema

Win+U -- Abrir Central de Facilidade de Acesso

Barra de Tarefas do Windows 7

Veja como remover ou acrescentar atalhos de acesso a programas na barra de tarefas do novo sistema Windows 7.

Por padrão, o Internet Explorer mantém-se como um ícone permanente na barra de tarefas do Windows 7. Mas se você é fã do Firefox, do Opera ou do Chrome e nem dá bola para o navegador da Microsoft, pode se incomodar com essa presença.

Para removê-lo dessa posição fixa, clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção Desafixar Este Programa da Barra de Tarefas. Para incluir seu browser preferido como item permanente, faça o processo contrário: com o programa aberto, clique em seu ícone na barra de tarefas com o botão direito do mouse e escolha Fixar Este Programa na Barra de Tarefas. O mesmo truque, evidentemente, serve para facilitar o acesso a qualquer programa de uso frequente.

Efeito Borboleta

Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém ao tentar consertar seus antigos problemas ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro.

Info:
Título: Efeito Borboleta
Título original: The Butterfly Effect
Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento: 2004
Direção: Eric Bress, J. Mackye Gruber
Elenco: Ashton Kutcher, Melora Walters, Amy Smart

sexta-feira, agosto 06, 2010

The Italian Man Who Went to Malta

Realidade Aumentada

Se você pensava que objetos pulando para fora da tela fossem coisa de filme de ficção científica, conheça a Realidade Aumentada.

É impossível que objetos reais interajam com objetos virtuais, ou vice-versa, certo? Errado! Dê as boas vindas a uma tecnologia que já começou a revolucionar a maneira como o ser humano interage com as máquinas (e as máquinas com o ser humano): a Realidade Aumentada, ou (RA). Não se preocupe: ainda estamos longe de acontecimentos como os ilustrados em filmes como Matrix e Exterminador do Futuro, se é que eles serão possíveis algum dia. No momento, as máquinas estão ganhando mais “personalidade”, mas isso só significa que elas estão cada vez mais cordiais e responsivas às ações humanas.

Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico. De uma forma simples, Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas. Seria uma extensão do 3D por assim dizer. 

Imagine que você tenha um livro qualquer em mãos, e seu computador diante de você com uma webcam e seu browser numa página qualquer indicada pelo livro. Quando você aproxima a webcam do livro, a página da web projeta o livro no computador e todo o conteúdo do livro salta vivo em 3D na sua frente, lhe ensinando a cozinhar, por exemplo, ou lhe ensinando inglês. Pegou a idéia? Não?

Vamos imaginar um exemplo: Você vai trocar o óleo do seu carro zero na concessionária. Você vai até o balcão, solicita o óculos 3D disponível para aquele modelo do seu carro e, ao utilizar o mesmo e olhar para o seu motor, toda a cena ilustrando a troca de óleo salta na sua frente, e você é virtualmente conduzido a realizar a troca do óleo com um assistente virtual. 

A Realidade Aumentada proporciona ao usuário uma interação segura, sem necessidade de treinamento, uma vez que ele pode trazer para o seu ambiente real objetos virtuais, incrementando e aumentando a visão que ele tem do mundo real. Isto é obtido, através de técnicas de visão computacional e de computação gráfica/realidade virtual, resultando na sobreposição de objetos virtuais com o mundo real.

Como funciona?

Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada:
1. Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;
2. Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;
3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.

O processo de formação do objeto virtual é o seguinte:
1. Coloca-se o objeto real em frente à câmera, para que ela capte a imagem e transmita ao equipamento que fará a interpretação.
2. A câmera “enxerga” o objeto e manda as imagens, em tempo real, para o software que gerará o objeto virtual.
3. O software já estará programado para retornar determinado objeto virtual, dependendo do objeto real que for mostrado à câmera.
4. O dispositivo de saída (que pode ser uma televisão ou monitor de computador) exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem uma coisa só.

Veja os vídeos abaixo e tirem suas próprias conclusões.







quinta-feira, agosto 05, 2010

A Vida ao Contrário...

A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deverí­amos morrer primeiro, nos livrar logo disso.

Daí­ viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí­ você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.

Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?

Charles Chaplin

Sherlock Holmes

Final do século XIX. Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) é um detetive conhecido por usar a lógica dedutiva e o método científico para decifrar os casos nos quais trabalha. O dr. John Watson (Jude Law) é seu fiel parceiro, que sempre o acompanhou em suas aventuras. Porém esta situação está prestes a mudar, já que Watson pretende se casar com Mary Morstan. Isto não agrada Holmes, que não deseja o afastamento do colega. O último caso da dupla envolve Lorde Blackwood (Mark Strong), por eles presos ao realizar um ritual macabro que previa o assassinato de uma jovem. Blackwood já havia matado quatro mulheres e tem fama junto a população de ser um poderoso feiticeiro. Ele é preso e depois condenado à forca, mas misteriosamente é visto deixando o túmulo onde seu caixão foi deixado. Holmes e Watson são chamados para solucionar o caso e logo ele se torna um grande desafio para o detetive, que não acredita em qualquer tipo de magia. Em meio às investigações há o retorno de Irene Adler (Rachel McAdams), uma ladra experiente por quem Holmes tem uma queda.

Info:
Título: Sherlock Holmes
Título original: Sherlock Holmes
Duração: 128 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Direção: Guy Ritchie
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong

quarta-feira, agosto 04, 2010

Mass Effect

Se tem algo que a BioWare sabe fazer muito bem é RPG. Por isso "Mass Effect", que adiciona elementos de jogos de tiro em terceira pessoa ao gênero, é merecedor de toda a atenção. O game, lançado em 2007, é ambientado no século 23, baseando-se em uma temática de ficção científica, na qual o jogador assume o papel de um soldado humano em ascensão, em uma galáxia nada amigável, repleta de formas de vida alienígenas.

Em "Mass Effect" os humanos estão em considerável desvantagem e fora de seu habitat, cabendo a você decidir se irá lidar pacificamente com as outras raças ou não. Além de desenvolver as características e habilidades do protagonista, é possível contar com alguns aliados. Porém, apenas dois são permitidos por vez, então muitas vezes é preciso fazer escolhas difíceis.

Embora a ação esteja bastante presente, na forma de combates em tempo real, com uso de armas e poderes telecinéticos, você passará boa parte do jogo interagindo com os habitantes de diversos planetas, os quais lhe pedirão os mais variados tipos de favores. Cabe a você decidir como irá ajudá-los.

Levando em consideração a imensidão da galáxia e a enorme quantidade de planetas exploráveis, você pode simplesmente esquecer da missão principal e gastar seu tempo em dezenas de tarefas paralelas. Há até um veículo utilizado para locomoção em superfícies terrestres, com grande poder de fogo.

Aliás, um dos grandes destaques do jogo é seu complexo sistema de diálogo, que permite diferentes respostas e reações durante a interação com os personagens, influenciando assim a índole do protagonista e o desenrolar da história. E firmando o compromisso da produtora com a experiência cinematográfica, todos os diálogos são dublados.

A versão para PC tem, basicamente, o mesmo conteúdo do jogo original, com a diferença dos controles: a boa e velha combinação de teclado e mouse. Com a presença do cursor na tela, dar ordens aos aliados, gerenciar itens e escolher habilidades e poderes será ainda mais fácil.

Avira Antivir

Conheça a versão gratuita de um dos antivírus melhor conceituados do mercado e tire suas conclusões!

Embora manter o computador protegido de ameaças seja algo essencial para o bom funcionamento do sistema, não é todo mundo que está disposto a pagar caro por um software especializado na função.

Felizmente podemos contar com alternativas como o Avira AntiVir Personal Edition Classic, software conhecido pela proteção completa que fornece ao computador, sem que seja preciso pagar nada por isso. O programa chega agora à versão 10, com uma série de novidades para deixar sua máquina blindada contra a ameaça de códigos maliciosos.

terça-feira, agosto 03, 2010

Puzzle

Pra você pensar...

Um trem A sai de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro às 10h30, com uma velocidade média de 45 km/h. Um outro trem B sai do Rio de Janeiro em direção a São Paulo às 11h00, com uma velocidade média de 60 km/h. No momento em que os dois trens se cruzam, qual deles está mais perto de São Paulo?

Resposta nos comentários...

O Terminal

Viktor Navorski (Tom Hanks) é um cidadão da Europa Oriental que viaja rumo a Nova York justamente quando seu país sofre um golpe de estado, o que faz com que seu passaporte seja invalidado. Ao chegar ao aeroporto, Viktor não consegue autorização para entrar nos Estados Unidos. Sem poder retornar à sua terra natal, já que as fronteiras foram fechadas após o golpe, Viktor passa a improvisar seus dias e noites no próprio aeroporto, à espera que a situação se resolva. Porém, com a situação se arrastando por meses, Viktor permanece no aeroporto e passa a descobrir o complexo mundo do terminal onde está preso.

Info:
Título: O Terminal
Título Original: The Terminal
Duração: 128 minutos
Ano de Lançamento: 2004
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Tom Hanks, Catherine Zeta-Jones, Stanley Tucci


segunda-feira, agosto 02, 2010

Engenharia Reversa

O que é engenharia reversa? Conheça um dos vilões dos segredos industriais, suas aplicações e os motivos de sua existência.

Quem é que nunca abriu um objeto eletrônico qualquer para entender seu funcionamento (relógios de pulso são as vítimas mais frequentes)? Nem todas as invenções tecnológicas do mundo moderno foram criadas a partir de uma grande ideia. Algumas delas surgiram do estudo de outras, e posteriormente se desenvolveram de forma independente do objeto inicial de estudos. A engenharia reversa está cada vez mais se tornando uma importante área de pesquisas para o avanço das tecnologias existentes, pois permite que mesmo aquilo que é protegido por leis de propriedade intelectual seja estudado e melhorado pelos concorrentes.

Apesar de parecer, a engenharia reversa não pode ser considerada uma espécie de cópia, pois se trata apenas do estudo daquilo que foi criado. A cópia é somente uma das consequências possíveis do estudo de um produto ou ideia. A engenharia reversa também pode nos ajudar a entender o funcionamento de algo, para desenvolver o objeto de estudo, ou mesmo produzir algo completamente novo, a partir dos dados coletados, sem qualquer semelhança com o original. Desde a sua primeira utilização, a engenharia reversa cresceu muito, e hoje possibilita desde o entendimento e melhoria daquilo que se estuda, até a descoberta de segredos industriais e comerciais.

História
Não há um registro inicial de utilização da engenharia reversa, mas sabe-se que quando ela surgiu, suas primeiras aplicações foram em equipamentos militares, para que se alcançasse a superioridade militar, e até mesmo como método de espionagem. A espionagem industrial também encontrou na engenharia reversa um poderoso aliado para a “criação” de equipamentos concorrentes.

Fazendo tudo ao contrário
O nome “engenharia reversa” define muito bem o conceito do que ela faz. Trata-se do estudo de um objeto, seja um processador, um monitor, um programa ou até mesmo um simples relógio, desmontanto-o e analisando suas peças, seus componentes, seus comandos e seu comportamento (no caso de programas). Isso é feito para descobrir como ele foi fabricado, como ele poderia ser melhorado e que outras funções ele poderia realizar.

Explicando de forma fácil e resumida, a engenharia reversa pode ser comparada a uma dissecação do objeto de estudo, como é feito com sapos, minhocas e outros animais em aulas de biologia. Abre-se o objeto estudado, separam-se suas partes e estuda-se sua composição química, construção, formatos de peças e diversos outros itens, com o intuito de descobrir como tudo funciona e como repetir o processo de criação.

Em que ela foi usada?
Foi através da engenharia reversa, por exemplo, que a fabricante de processadores AMD conseguiu fazer uma cópia exata do processador Intel 8080, no ano de 1975. A empresa provavelmente comprou alguns processadores da Intel, abriu-os e os estudou detalhadamente, conseguindo criar uma cópia perfeita através de tentativa e erro.

Outro tipo de aplicação é na engenharia de software. Programas proprietários, ou seja, que não possuem seu código aberto, não permitem que você saiba como eles foram programados, para descobrir maneiras de melhorá-los ou mesmo copiá-los. A engenharia reversa tem condições de fazer análises minuciosas sobre o comportamento de programas, para então tentar reconstruí-los, descobrindo assim como eles funcionam internamente.

Independente da área de conhecimento, a engenharia reversa é extremamente útil também para aqueles que desejam tornar programas e equipamentos interoperáveis. Isto é, por exemplo, fazer com que um programa de Windows possa ser rodado em Linux ou Mac, e vice-versa. Logicamente, isso não é feito pelos desenvolvedores proprietários dos programas, já que são eles os criadores e os donos do código-fonte.

Onde eu encontro?
A engenharia reversa está mais próxima do seu dia a dia, do que você poderia imaginar. A pirataria de CDs e DVDs, por exemplo, utiliza a engenharia reversa para descobrir como funciona a proteção anticópia dos discos e removê-la. Porém, nem tudo é crime, pois como qualquer tecnologia, a engenharia reversa pode ser usada para fins acadêmicos, no campo da pesquisa, e em qualquer área de conhecimento. Tecnologias antigas, por exemplo, têm uma grande carência de documentação descritiva. A engenharia reversa permite que a documentação seja elaborada e a tecnologia velha seja especificada.

E você? Já abriu um relógio para ver como ele funciona? Já desmontou seu carrinho de controle remoto quando era criança? E aquele típico Papai Noel que cantava sempre que você passava na frente? Fique à vontade para compartilhar que tipo de objeto você já desmontou para saber como funciona.

Oliver Hautsch